16 de outubro de 2013

Resenha: O Último Reino - Bernard Cornwell


Inicialmente gostaria de ressaltar que esse não será um blog direcionado apenas a leitura, pelo menos assim espero. Mas, por ser obrigatoriamente um leitor e por sê-lo também por diversão sinto a necessidade de expor aqui algo relacionado a isso, para começar escolhi um livro que me marcou, se é que posso utilizar essa palavra.


Título: O Último Reino
Autor(a): Bernard Cornwell

Sinopse: O Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

Resenha: Como de praxe, devo começar a resenha pelo meu contato inicial com o livro, sua capa. Como é possível perceber a ilustração e toda a arte da capa são muito bem feitas, analisando apenas uma delas é bela, mas juntando os seis livros da serie as ilustrações formam um tipo de imagem unica, um mural, que devo dizer é muito bem construído, obra do capista Marcelo Martinez e do ilustrador Kako. A obra por ser o primeiro livro de uma série de seis o livro tem um tom descritivo, para inserir personagens e locais,  talvez seja necessária uma consulta ao ler a sequencia, o importante é que Cornwell baseia seu romance, como faz um bom romancista histórico, em fatos reais e utiliza de personalidades também reais para dar credibilidade a seu trabalho, esclarece ao fim do livro, em uma nota as referencias históricas e alterações que ele mesmo fez para construir a crônica, como alterar datas, ou inserindo personagens fictícios para substituir outros. De modo geral, para evitar me prolongar muito, devo dizer que é de fato uma boa obra, que pode sim, ser lida separadamente. Em seus livros desta serie Cornwell traz um apanhado básico do que acontece no livro anterior e finaliza bem a história ao final, tornando cada livro uma obra completa por si. Mas claro que aconselho que leiam todos.

E então, o que acharam? Já tiveram contato com o autor? ou com a obra? diga-nos como foi sua experiência. Agradeço pela atenção



Nenhum comentário:

Postar um comentário