11 de outubro de 2013

Pesadelo Mitológico #2: O Corvo


O corvo é uma ave da família Corvidae. Possuem ampla distribuição geográfica nas zonas temperadas de todos os continentes, vivendo em bandos com estrutura hierárquica bem definida e formam, geralmente, casais monogâmicos. Sua alimentação é omnívora e inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos; podem ser também necrófagos

Corvo
 É, desde os tempos mais antigos um do seres vivos mais temidos e reconhecidos do mundo, presente na mitologia nórdica, são Munin e Hugin os pássaros gêmeos de Odin, que observam Midgard e contam o que veem e ouvem ao deus, este cego de um olho, não poderia cuidar de Asgard e Midgard ao mesmo tempo, segundo a mitologia.
Tais pássaros representavam várias coisas, como o sol, mensageiro, guia e estavam presentes também na mitologia grega e na dos índios norte americanos, com algumas lendas de caráter semelhante, como a que diz que o corvo era um ser branco e foi castigado, se tornando um ser negro. O que na realidade torna o corvo um ser maléfico é a religião cristã, que por ter o corvo como um dos elementos pagãos o condena a imagem de traidor, o corvo foi a ave mandada por noé durante o diluvio antes da pomba, e ele não voltou com a noticia e impuro, por se alimentar da carne em putrefação. Normalmente, no período medieval, era uma ofensa a honra dos cristãos impedir que o cadáver fosse enterrado e dessa forma servisse de alimento aos corvos.
Segundo as lendas os Corvos eram os primeiros seres à chegarem após uma batalha, onde se alimentavam dos olhos e lábios, alem de outras partes dos mortos. Talvez, baseada nesse fato tenha surgido a ideia de que o corvo era o responsável por guiar as almas para o Além, ideia essa utilizada na história em quadrinhos The Crow (1989) mais tarde adaptada ao cinema (1994) com direção de Alex Proyas e estrelado por Brandon Lee.
Edgar Allan Poe

O corvo foi também inspiração para o grande poeta britânico Edgar Allan Poe, em um de seus poemas mais famosos, The Raven, publicado pela primeira vez em 1845, e mais tarde (muito mais tarde) veio a ser adaptado (ou serviu de inspiração) para o cinema, por três vezes, com o mesmo titulo, em 1935, 1963 e 2012.
 Existia também a lenda de que o corvo possuía a clarividência e se um desses seres pousasse sobre um telhado ao entardecer um dos habitantes da casa morreria, um notável significado ao poema de Edgar Allan Poe, pois o corvo se encontra na casa do eu-lirico do poema e ao fim deste o individuo está morto.


Talvez não seja um bom personagem para o Pesadelo Mitológico, mas de qualquer forma os corvos revoam ao redor da mitologia, e esta os cerca com muito fervor.

¹ Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Corvo
Este artigo não é fruto de um estudo acadêmico ou pesquisa, se tratando apenas de um apanhado de informações que tem por objetivo entretenimento do leitor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário