12 de agosto de 2013

Pesadelo Mitológico #01: Goblins



 Goblins são criaturas que povoam o imaginário popular, inspirados no folclore nórdico são representados como seres verdes, de orelhas pontudas e, raras exceções, com roupas pouco requintadas e mal cuidadas. Seu nome é supostamente originado das línguas galo-romanas, especificamente o francês antigo, Gobelin, do latim medieval Gobelinus, relacionado ao grego kóbalos, que significa enganador ou desonesto. Características normalmente atribuídas aos goblins, tal como atribuídas ao Saci do folclore brasileiro. Inseridos na raça Goblin/Goblinóide estão os Hobgoblins, maiores e mais fortes que os goblins, são aparentemente mais dóceis. Capazes de realizar desejos, apesar de serem extremamente solitários e sensíveis.


Apresentados geralmente em bandos ou aldeias escassas os goblins representam peça importante e por vezes essencial dentro de várias mídias  como cinema, livros, televisão e jogos, entre outros.

Os Goblins nos jogos

Os fantásticos seres conhecidos como goblins foram introduzidos no mundo dos jogos inicialmente com os cenários de RPGs "de mesa" mais remotos. Baseados em estórias como as de Tolkien. Carregam consigo suas características folclóricas como a desonestidade e a capacidade de ludibriar tudo e todos, apresentando também a maldade, a habilidade com magia, a selvageria e o uso da força bruta. 
Card Goblin King de Magic
No MMORPG World of Warcraft os goblins têm uma longa história própria que culmina com o uso de sua astúcia e suas capacidades de negociação (entenda desonestidade) para o comércio, tornando alguns de seus lideres ricos comerciantes e a ilha de Kezan num importante ponto da rota de navios comerciais.

Alguns outros jogos como Tormenta, D&D e Magic também tem suas próprias representações dos pequenos seres verdes, no segundo, por se tratar de um cenário de RPG comum é normalmente determinada apenas algumas de suas características principais, considerando que outras características e habilidades são determinadas pelo jogador e pelo mestre. No card-game Magic habilidades de características são pré-determinadas pela descrição da carta, e neste jogo existem varias cartas relacionadas aos goblins desde a criatura até suas armadilhas

Goblins nos Livros

Além de povoar os diversos jogos os goblins povoam também a literatura ocidental, são alguns exemplos as obras de R. R. Tolkien, Harry Potter de J. K. Rowling e Crônicas de Spiderwick de Holly Black. Cada autor interpreta o folclore à própria maneira, buscando nele inspiração para os seres ou ignorando-o em partes, criando assim uma gama gigantesca de representações de uma mesma criatura. Por exemplo na obra de Black:

Goblin em Crônicas de Spiderwick
 "Goblins - Perniciosos e imundos, goblins amam a fumaça, o fogo, o metal e um bom banho de sangue. A maioria das espécies nasce sem dentes, tendo que fazer suas próprias a partir de materiais como cacos de vidro, peças de metal (exceto ferro) e madeira. Às vezes, eles usam os dentes de outros animais. Em um dos livros, o gatinho de Simon desaparece e ele o procura, descobrindo que os goblins o roubaram, o torraram e o comeram."

Em contrapartida na obra de Rowling os goblins são representados como gananciosos banqueiros, funcionários do Gringotts Wizarding Bank.



Goblins no cinema

Green Goblin e Homem-aranha em cena de filme
    Assim como nos livros não poderia faltar as telonas, entre todos os filmes que apresentam esses seres mágicos, um deles tem uma versão tecnológica e pouco ligada a suas origens folclóricas, esse é o duende verde, no original, Green Goblin, personagem da série de quadrinhos do Homem-aranha e também do primeiro filme da trilogia, que conta com Willem Dafoe Jr. no papel do vilão.
       Além desta obra existe também "Labirinto - A magia do tempo" (Labyrinth, no original em inglês), que conta com o músico e ator David Bowie no papel de rei dos goblins, onde os pequenos seres tem formas e e tamanhos variados e completamente fora de padrão. Entre outros existem também as adaptações para cinema das obras de Tolkien ( Trilogia Senhor dos anéis e, recentemente, O Hobbit), a saga de Harry Potter e Crônicas de Spiderwick.


Observações

  • Na "Mitologia" Tolkien, os Goblins são chamados de Orcs.

  • Duende é a variável da península ibérica para o Goblin nórdico. Dessa forma nos países como o Brasil algumas vezes "Goblin" é traduzido como "Duende", a exemplo do filme e dos Quadrinhos do Homem-aranha.




Este artigo não é fruto de um estudo acadêmico ou pesquisa, se tratando apenas de um apanhado de informações que tem por objetivo entretenimento do leitor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário