30 de outubro de 2013

Pesadelo Mitológico Especial: Halloween


O Halloween é um dia de festas, principalmente nos Estados Unidos, ainda que recentemente essa tradição tenha perdido sua força, em parte por pressão religiosa, por se tratar de uma festa "pagã" por sua origem, e em parte por medo das famílias, seja violência ou por casos estranhos como doces com laminas e tudo mais. No Brasil existe um tipo de Contra cultura em certos níveis que se nega a comemorar o Halloween do modo americano, por isso tentam ligar a data ao folclore brasileiro, Saci, mula sem cabeça e etc. Uma tentativa muito valida, mesmo que extremamente nacionalista, válida. Mas o objetivo deste texto não é problematizar esse tipo de discussão, é uma curiosidade, para os que não conhecem e um refresco para a memória dos outros. Como se formou o Halloween através da história, com algumas curiosidades sobre o dia e os costumes.

     Como toda e qualquer história, a do Halloween apresenta versões diferentes, algo relativamente comum, então, ao longo deste texto serão apresentados pontos de algumas dessas versões, talvez não muito bem definidas mas identificáveis.

     O nome "Halloween" tem uma origem, segundo Phil Phillips em Halloween and Satanism¹ e outros autores  em 700 d.C. a igreja católica celebrava, em maio, o dia de todos os santos (All Saints Day), em homenagem a todos os cristãos mortos por sua crença, em 900 d.C. por motivos próprios a Igreja alterou o All Saints Day para o primeiro dia de Novembro, o dia seguinte (dois de novembro) é chamado All Souls' Day, comemorado como dia dos mortos, ou dia dos Finados. Em inglês o Dia de Todos os Santos também era chamado de All Hallows' Day, com tradução semelhante, as comemorações começavam, assim como no natal, no dia anterior, chamado de All Hallow's Eve, Eve é traduzido como véspera, ou seja, Vespera de Todos os Santos. Mais tarde o All Hallows' Eve foi abreviado para Hallowe'en, como mostram cartões postais século passado², e por fim Halloween.
Apesar de toda a história do nome resta uma pergunta, como um feriado cristão pode então ser chamado de festa pagã? A resposta para isso remontam a dois períodos da história da humanidade, um em sequência com a origem do vocábulo e outro muito anterior.

     No primeiro, segundo Phillips, o All Hallows Eve teria se tornado, por força do sincretismo religioso, ainda que o termo não tenha sido utilizado pelo autor, uma festa pagã, relacionada a colheita e a adoração a natureza teriam sido agregados ao cristianismo e então a festa cristã possuía em sua maior parte elementos pagãos do que relativos a religião em si.
     A segunda resposta vem do ano 2200 a.C., aproximadamente, com os Celtas, segundo lendas e estudos
Os quatros "Sabbaths" das bruxas,
um deles é nomeado atualmente
de acordo com o antigo festival Celta.
o dia 31 de outubro do nosso calendário coincide com o ultimo dia do verão (Samhain), no calendário celta e com a festa a Pomona, deusa romana dos frutos e sementes³, segundo consta, o Samhain era tipo de festival pagão que tinha por objetivo pedir assistência das forças sobrenaturais para o inverno que estava por vir, e segundo alguns autores as pessoas se vestiam de forma aterrorizante a fim de serem confundidos pelos espíritos maus que vinham a terra no dia para causar danos. A data também é normalmente ligada à sacrifícios de animais, mesmo que alguns relatos citem vitimas humanas, mas tal fato pode ser entendido por uma proteção a vida. Em algumas sociedades antigas, ao se aproximar do inverno, era comum o sacrifício em massa de animais, primeiramente por que a comida durante o tempo frio não seria suficiente para alimenta-los e depois os grupos ou tribos precisariam da carne para se alimentarem. É realmente possível que existisse o sacrifício humano, considerando que seria igualmente difícil alimentar muitas pessoas no inverno. Levando também em consideração que tal evento foi durante os anos se ligando a rituais religiosos, dessa forma, uma necessidade do grupo se tornava parte de seus rituais em adoração e busca de proteção junto aos deuses pagãos.

     Atualmente a pratica do Halloween divide muitas opiniões, principalmente nos Estado Unidos da America, considerado por alguns um modo de diversão, outros, principalmente grupos religiosos associam a data a uma das quatro datas do ano onde as bruxas se encontram para adorar o demônio, o que é visto, por muitos autores como uma interpretação anacrônica dos fatos, pois, se considerado uma herança cultural dos celtas, o termo satanismo não pode ser aplicado ao politeísmo das sociedades pré cristas, "Satanismo é incompatível com o politeísmo dos ancestrais Celtas" (ROGERS, 2002. Tradução própria).
Apesar de ser um divisor de opiniões o fato é que o Halloween, apesar de parecer uma festa infantil carrega em si varias referencias históricas e culturais dos tempos mais remotos, são exemplos:

Fantasias (Halloween Costumes)
     As fantasias de Halloween atualmente atendem a uma elevada gama de pessoas, é relativamente comum a visão de fantasias relacionadas a ícones da cultura popular, hoje principalmente os Zumbis. Mas na verdade as fantasias são um tipo de herança cultural de um tempo, supostamente com certa influencia da Igreja católica romana, onde pessoas se vestiam de santos, mártires e até demônios afim de pedir colaborações de casa em casa para a igreja, o significado das fantasias também são atribuídos aos celtas, que se vestiam para serem confundidos com espíritos maus e não sofrerem injurias das forças que visitavam a terra em determinado dia, e as vestes também assustariam certos espíritos, espantando-os da pessoa.

Doces ou travessuras (Tricks or Treats)
     A famosa fala dita pelas crianças ao baterem nas portas dos vizinhos, assim como todo o Halloween em si é ambíguo, enquanto alguns atribuem a esse costume a outro muito antigo de deixar comidas na porta da casa para que os seres da noite (monstros e etc) se alimentassem e não entrassem na casa, outra lenda fala de um deus da fertilidade que visitava as casas ao crepúsculo para buscar suas oferendas, e caso essas não fossem dadas, a casa era atacada por ovos e outros.

Jack da Lanterna (Jack-O-Lantern)
Jack-O-Lantern
     Um dos maiores símbolos do Halloween, uma abobora com uma face esculpida e uma vela dentro. Segundo a lenda, um homem chamado Jack havia se encontrado com o diabo e o convidado para beber, ao fim da bebedeira, por qual Jack prometera pagar, ele não cumpriu a promessa, e convenceu o diabo a se transformar em uma moeda, que ele daria para pagar e então o diabo voltaria a sua forma normal.
O diabo topou a proposta, mas foi enganado e preso por uma cruz de prata na bolsa de Jack, que só o soltou depois do diabo prometer não incomodar Jack por um ano. Ao passar de um ano, ambos se encontraram, e Jack, usando sua lábia convenceu o diabo a subir numa árvore onde foi preso por uma cruz entalhada no tronco, e só pode descer depois de prometer não levar a alma de Jack quando este morresse e não incomoda-lo por mais dez anos. Assim foi feito, mas Jack morreu antes do tempo esti
pulado, e não foi aceito no céu por ser mau, e o diabo não poderia ficar com sua alma, dessa forma, o diabo deu a Jack um pedaço de carvão incandescente do próprio inferno, e este foi colocado num nabo esculpido para iluminar o caminho do homem enquanto vagasse pela terra.
Com a chegada dos imigrantes na América essa tradição também foi trazida e adaptada, pois aqui aboboras cresciam facilmente e eram mais fáceis de ser esculpidas também. E assim o costume se propagou.

CURIOSIDADES

  • No Brasil, como citado no início existe uma contra cultura em relação ao Halloween e por aqui o dia é chamado de Dia do Saci, e é fruto de um projeto de lei oficial.
  • Em "Tim Burton's Nightmare Before Christmas" Jack Skellington é o Rei do Halloween e habitante de Halloween Town.
  • No dia 31 de outubro de 2011 a terra atingiu oficialmente o número de 7 Bilhões de habitantes.
  • O Famoso Ilusionista húngaro Harry Houdini faleceu no dia 31 de outubro de 1926.
  • Halloween é o tema da série de filmes relacionada ao Serial Killer Michael Myers, que normalmente ataca no dia 31 de outubro.
  • Entre outras.


¹PHILLIPS, Phil & ROBIE, Joan H. Halloween and Satanism. United States of America: Starburst 1987. (tradução própria)

²APPLEWOOD'S PICTORIAL AMERICA. Halloween, Fun and Spooky images from the past. United States of America: Applewood's Book. Visualizado em http://goo.gl/DTNeb6 em 17/10/2013 às 21:18

³ROGERS, Nicholas. Samhain and the Celtics origins of Halloween. In.: Halloween: From pagan Ritual to Party Night. Oxford University Press, 2002. págs. 11 à 22. Arquivo em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário